STCP
Linha Azul226 158 158Chamada para a rede fixa nacional

FABULOS

Site do Projeto Fabulos
Três consórcios irão pilotar shuttles de condução automática como parte do tráfego regular em cinco cidades europeias


Os parceiros do contrato FABULOS atribuíram contratos a três consórcios internacionais para a fase final do contrato pré-comercial. Estes consórcios irão pilotar autocarros autónomos como parte dos sistemas de transportes públicos existentes e as frotas de três autocarros cada serão pilotadas em Gjesdal, Helmond, Helsínquia, Lamia e Tallinn, entre abril e outubro de 2020.

FABULOS é um projeto de contrato pré-comercial (PCP) que visa fornecer uma validação de conceito sobre transportes públicos automatizados para o último trecho da viagem (last-mile), como parte do sistema de transportes existente. Na primeira fase do PCP, os cinco consórcios escolhidos para esta fase desenvolveram um conceito e arquitetura do sistema capaz de operar autocarros autónomos. Durante a segunda fase do PCP, os quatro consórcios bem sucedidos em avançar para esta fase desenvolveram protótipos com base nas suas soluções de serviço de shuttle. Todos os consórcios foram bem sucedidos na fase de prototipagem e receberam compensação integral pelo seu trabalho.

Orçamentos consideráveis atribuídos às soluções mais prometedoras

O ambicioso objetivo da terceira fase do PCP é verificar e comparar as soluções de protótipo em situações reais. Com base na avaliação pelo Comité de Avaliação Técnica e o Painel de Avaliador externo, foram convidados três consórcios para participar na fase final, como se segue:

O Consórcio Sensible 4 – Shotl inclui dois parceiros: Sensible 4, da Finlândia, e Shotl, de Espanha. O consórcio está a utilizar o autocarro automatizado Gacha, da Sensible4 e MUJI.
O Consórcio Mobile Civitatem inclui quatro parceiros estónios: Modern Mobility, Universidade de Tecnologia de Tallinn, AuVeTech e Fleet Complete. Este consórcio está a construir e a testar o seu próprio veículo autónomo - Iseauto.
O Consórcio Saga inclui quatro parceiros: Halogen, Forus PRT e Ramboll Management Consulting, da Noruega, em conjunto com a Spare Labs, do Canadá. O consórcio trabalhará com a empresa francesa Navya, que fornecerá veículos para o projeto-piloto.

Na terceira fase, o consórcio recebe até 740 000 euros (excl. imposto sobre o valor acrescentado) para validar os seus protótipos, preparar pilotos e implementar sistemas operacionais.


Novas funcionalidades de AV validadas durante os pilotos na vida real

Durante o período do piloto, serão testadas três soluções holísticas diferentes de serviço de shuttle autónomo em cinco cidades europeias. Os pilotos irão primeiro funcionar em Gjesdal (Noruega), Helsinquia (Finlândia) e Tallinn (Estónia) na primavera. Durante o outono de 2020, serão lançados pilotos em Lamia (Grécia) e Helmond (Holanda).

Durante os seis meses de ensaios de campo, a funcionalidade, interoperabilidade e segurança nas frotas autónomas serão avaliadas. Todos os pilotos terão lugar em ambientes urbanos, mas a localização de cada piloto tem os seus próprios desafios especiais. Em Gjesdal, existe um declive de 12% devido ao terreno montanhoso, ao passo que em Lamia as temperaturas elevadas devem ser geridas com sucesso. Na Holanda, o grande número de ciclistas deve ser tido em consideração e em Helsínquia o percurso passa pela segunda estação ferroviária mais movimentada no país. Em Tallinn, a ligação para o aeroporto será melhorada, conduzindo a desafios com fatores como o tráfego de autocarros existente.

Em todos os locais, os serviços de shuttle serão testados para assegurar a funcionalidade da operabilidade remota a partir da sala de controlo. Além disso, os autocarros devem ser capazes de ultrapassar autonomamente obstáculos como carros estacionados. Espera-se que os shuttles não tenham motorista e só será permitida uma pessoa da segurança a bordo se os regulamentos locais o exigirem.

O objetivo geral do contrato pré-comercial FABULOS é acelerar a introdução de novos tipos de soluções automatizadas para o último trecho da viagem (last-mile) que entram no mercado europeu. Como tal, quando os pilotos tiverem sido finalizados, as cidades adjudicantes e os Parceiros Preferidos iniciarão um contrato público de inovação. Este contrato de seguimento será tema de discussão durante a conferência final de FABULOS, que decorrerá em 26 de novembro de 2020, em Helsínquia.



Informação adicional:
Coordenador
Renske Martijnse-Hartikka
Forum Virium Helsinki
renske.martijnse-hartikka(at)forumvirium.fi
Tel. +358 (0)40 683 7979

 
 
 
FABULOS (Sistema de Operação de Autocarros Automatizados Futuros de Nível Urbano) é um projeto de pesquisa e desenvolvimento que procura estabelecer e fornecer uma validação de conceito sistémica para transportes públicos automatizados para o último trecho da viagem (last-mile), como parte do sistema de transportes de áreas urbanas existentes, com base no uso de miniautocarros de condução automática. O projeto FABULOS recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia e funcionará de 1 de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2020. O projeto FABULOS tem parceiros na Estónia, Finlândia, Grécia, Holanda, Noruega e Portugal.


Redes Sociais
STCP
Todos os direitos reservados STCP, E.I.M., S.A.   |