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65.ª ANIVERSÁRIO DA INAUGURAÇÃO DA PRIMEIRA CARREIRA DE AUTOCARROS DA STCP2013.04.01![]() O ano de 1948 alterou perpetuamente o panorama do serviço de transportes públicos na cidade do Porto. O carro elétrico protagonizara até então um inegável desenvolvimento social e económico associado às crescentes deslocações de passageiros, como tal um transporte reconhecido também como local de sociabilidade. O seu "reinado de exclusividade” terminaria com o aparecimento das camionetas da concorrência, ainda nos anos vinte, que, para além de mercadorias, iniciaram o transporte de passageiros de e para os limites interiores da cidade. Este fenómeno, que mereceu a conivência da Câmara Municipal, acarretou uma controvérsia com a circulação dos elétricos, reduzindo a sua flexibilidade e número de utilizadores. Mesmo com a razão do seu lado, a Companhia Carris de Ferro do Porto registou avultados prejuízos e a sua Administração, em 1933, via-se obrigada a reconhecer: «... que o 1º "Estabelecimento” (Carros, Central, Subestações e Linhas) foi completamente derrotado (...) sendo necessário prover à sua substituição na sua totalidade...». Findos 13 anos, era a vez da Câmara Municipal do Porto passar a intervir diretamente na gestão dos transportes públicos do Porto, por resgate da concessão à CCFP, elaborando um plano centrado na aquisição de autocarros. O plano previa a chegada de 15 autocarros adquiridos a uma firma de Lisboa - Auto-Triunfo – mas a entrega não decorreu no calendário previsto para Julho de 1947. Para "não prejudicar mais o público”, os primeiros 2 veículos da marca "Daimler”, com lotação de 34 lugares, inauguraram a carreira C (Aliados - Carvalhido) em pleno dia 1 de abril de 1948, evento que mereceu a atenção da imprensa diária na região. As "viagens ordinárias” aos dias úteis eram de 30 em 30 minutos, das 8h30 às 20 horas. O preço dos bilhetes para uma zona custava 1 Escudo e 1 Escudo e 50 centavos para 2 zonas. A segunda carreira - D – só foi inaugurada no dia 1 de junho de 1948, após a chegada de mais autocarros. Em 1948 a receita ordinária de exploração acusou um aumento de cerca de 3.600 contos, atribuído à exploração de autocarros. No final de 1948, com 4 carreiras em exploração, numa rede de 26 km e com 10 autocarros em circulação, atingiu-se uma média diária de 5.000 passageiros transportados. Mesmo com a introdução de um novo protótipo de carro elétrico em 1951, o S-500, o principal meio de transporte operado pela atual STCP rapidamente se notabilizou. Hoje a STCP possui uma frota de 475 autocarros e 6 elétricos e opera 485 km de rede com 73 linhas (70 de autocarro e 3 de carro elétrico). Transportou em 2012 cerca de 94 milhões de passageiros. Notícias publicadas em 1948 na imprensa sobre a inauguração ![]() "Primeiro de Janeiro", 31 de março de 1948 ![]() "Primeiro de Janeiro", 2 de abril de 1948 ![]() "Jornal de Notícias", 18 de março de 1948 ![]() "Jornal de Notícias", 20 de março de 1948 Fotografias de autocarros na década de 40/ 50/ 60 do século XX ![]() Autor desconhecido, s/d Arquivo Fotográfico Museu do Carro Eléctrico ![]() Autor desconhecido, s/d Arquivo Fotográfico Museu do Carro Eléctrico ![]() Teófilo Rego, Março 1966 Arquivo Fotográfico Museu do Museu do Carro Eléctrico |
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