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CLIENTES APROVAM OS SERVIÇOS DA STCP

2022.06.23

Conhecidos os resultados do Inquérito de Satisfação realizado em finais de 2021, que contou com uma elevada participação do público mais digital

No final de 2021, a STCP - Sociedade de Transportes Colectivos do Porto convidou os seus clientes a participarem num Inquérito de Satisfação com o objetivo de apurar o grau de satisfação em relação ao serviço prestado pela maior operadora de transportes públicos da AMP – Área Metropolitana do Porto.

Realizado através de uma plataforma online, o inquérito contou com um acréscimo percentual de respostas de um público mais jovem, fator relevante para trabalhar as expectativas deste serviço para o futuro.

No que diz respeito à avaliação da qualidade global do serviço prestado pela STCP, a maioria dos inquiridos mostrou-se muito satisfeita, destacando os pontos da segurança da condução, a higiene e limpeza, o conforto e a segurança nos autocarros da empresa, bem como a utilidade da informação que é disponibilizada no site. Um resultado extremamente gratificante, tendo em conta o contexto complexo e desafiante que o país atravessou nos últimos dois anos.

Os pontos nos quais os clientes identificam menor favorabilidade e sobre os quais gostariam de ver melhoramentos dizem respeito às condições e conforto das paragens e pontualidade dos autocarros.
 
O estudo revelou também que os clientes da STCP valorizam a empresa e apreciam a sua imagem, assim como reconhecem o contributo positivo da empresa em termos de inovação e ambiente para os concelhos onde habitam.

A premissa de que a STCP está dotada com uma frota moderna, que contribui positivamente para a sociedade, que se preocupa com o ambiente e que é uma empresa de confiança são os pontos com maior número de respostas muito positivas em termos de imagem.
Merece realce a avaliação elevada do envolvimento emocional e da imagem da STCP. Larga maioria dos inquiridos afirmou que "gosta da STCP”, que a "recomendaria a outros” e que iria "continuar a utilizar os serviços da empresa”.
 
Concluiu-se ainda que a lealdade dos clientes é muito alta, como resultado do efeito de quatro variáveis principais: envolvimento emocional, imagem, satisfação e reclamações.

Cristina Pimentel, Presidente da STCP, explicou que "Era pretendido, com este estudo, ficar a conhecer a opinião dos clientes e quais as expectativas em relação à STCP, de modo a acionar os meios possíveis e desenvolver planos de ação no sentido de responder, de forma mais assertiva, às necessidades das populações que residem, trabalham, ou visitam qualquer um dos seis concelhos onde a empresa garante transporte público em autocarro e carro elétrico”,

"Há situações apontadas pelos nossos clientes que são impactadas também por fatores externos, dado que a STCP opera na generalidade em conjunto com o trânsito banalizado, não podendo assim ser controladas na totalidade pela STCP.  Como exemplo, destaca-se a pontualidade. No entanto, é importante realçar que há uma vontade e empenho para, juntamente com os municípios nossos acionistas, continuarmos a trabalhar para melhorar a mobilidade das cidades e promover o uso eficiente dos transportes públicos”, concluiu.

Tendo por base os resultados deste inquérito a STCP tem já em preparação diversas ações para ver a satisfação dos seus clientes melhorada:
  • Continuar a dar relevo à importância do cliente no centro do serviço que presta - está a decorrer internamente uma campanha dirigida essencialmente a motoristas que dá ênfase a temas como segurança, ambiente e conforto, colocando sempre os clientes em primeiro lugar.
  • Fatores que afetam o cumprimento de horários estão também a ser avaliados e trabalhados com os municípios, nomeadamente, impactos de obras e congestionamentos anormais de trânsito. 
  • No que se refere ao conforto das paragens, sendo o mobiliário urbano da responsabilidade dos municípios, há a referir que estes estão a acrescer mais abrigos à rede da STCP e que há alguns municípios com programas de renovação que se prevê virem a melhorar este tema, a breve prazo.

Ficha técnica do Inquérito
Responderam ao inquérito 1158 indivíduos, sendo que a maioria (68,5%), nas suas viagens, usa apenas a STCP. Cerca de 27% dos respondentes usa a STCP em complemento com outros operadores e os remanescentes usam-na de forma complementar ao carro.
A maior parte dos respondentes é do género feminino. O Porto é o concelho de residência a que corresponde uma maior parcela de inquiridos, seguindo-se, a longa distância, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Matosinhos e Maia e, depois, Valongo. Uma pequena parte dos inquiridos (3%) reside noutros concelhos.
O estudo, elaborado em parceria com a Sigma Team Consulting, foi lançado no dia 23 de novembro de 2021 e esteve disponível online até ao dia 10 de janeiro de 2022 para os clientes STCP com 15 ou mais anos de idade.
Na questão da privacidade, a STCP garante que a recolha de dados é totalmente anónima, estando salvaguardadas todas as questões relacionadas com o RGPD.
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