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CLIENTES AVALIAM OS SERVIÇOS DA STCP

2021.12.13

CLIENTES AVALIAM OS SERVIÇOS DA STCP Inquérito de Satisfação disponível online até 31 de dezembro
 
Até ao final do mês de dezembro a STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto tem a decorrer um Inquérito de Satisfação dirigido aos seus clientes. O estudo, elaborado em parceria com a Sigma Team Consulting, tem como objetivo apurar o grau de satisfação dos passageiros da maior operadora de transportes públicos da AMP – Área Metropolitana do Porto.

O Inquérito de Satisfação está disponível online e irá permitir tirar algumas conclusões, nomeadamente, qual é a imagem que os clientes têm da empresa, quais são as suas expectativas em relação ao serviço prestado, como avaliam a qualidade do serviço e o valor apercebido.
Com este modelo de estudo, será possível avaliar a lealdade para com a empresa com base em quatro indicadores: Envolvimento emocional, imagem, satisfação e reclamações.

Com um total de 55 perguntas de resposta múltipla e duas de resposta livre, o tempo estimado para a realização do questionário é de 10 minutos.
Seguem alguns exemplos das perguntas disponíveis neste estudo:
  • Qual a linha de autocarros da STCP que usa com mais frequência e que considera mais importante para o seu dia a dia?
  • Por que escolhe a STCP para essas viagens? (Escolha uma ou mais)
  • Como avalia globalmente a qualidade do serviço prestado pela STCP?
  • Após o aparecimento da pandemia a sua mobilidade com a STCP manteve-se, reduziu ou subiu?

O Inquérito de Satisfação destina-se aos passageiros da STCP, com 15 ou mais anos, que pretendam partilhar a sua opinião sobre a empresa e o seu serviço de mobilidade. Pode ser encontrado no site da STCP e nas redes sociais da empresa, bem como nos autocarros da operadora (através dos QR Codes dos cartazes promocionais e do acesso ao serviço WiFi).
Existe ainda a possibilidade de responder a este estudo através do contacto para o número da Linha Azul: 226 158 158.

Para Manuela Ribeiro, Diretora de Marketing da STCP, "responder a este Inquérito de satisfação é muito importante, dado que o conhecimento das preocupações e satisfação dos clientes com a mobilidade oferecida pela STCP permitirá identificar e priorizar um plano de ações com vista a aumentar a qualidade do serviço prestado pela empresa. Quanto maior for o número de inquérito apurados, mais precisas serão as conclusões obtidas, funcionando esta colaboração dos nossos clientes como suporte para a tomada de decisões num caminho que se pretende de melhoria contínua.”

O objetivo deste inquérito é, para a STCP, através dos resultados apurados, obter conhecimento para que a empresa possa trabalhar no sentido de cada vez mais ir de encontro às necessidades das populações que residem, e/ou trabalham, e/ou visitam qualquer um dos seis concelhos onde garante transporte público em autocarro e carro elétrico.

O inquérito de satisfação foi lançado no passado dia 23 de novembro e estará disponível até ao final do ano. No quesito da privacidade, a STCP garante que a recolha de dados é totalmente anónima, estando salvaguardadas todas as questões relacionadas com o RGPD.
Os resultados deste Inquérito de satisfação serão conhecidos durante o primeiro trimestre de 2022.

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