STCP APOIA CAMPANHA DA DGS - PORCAUSA
2021.03.03
A STCP associou-se à Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de
Resistências a Antimicrobianos (PPCIRA), para apoiar e divulgar o lançamento da Campanha para a
Utilização Segura de Antibióticos PORCAUSA.
A campanha PORCAUSA (PORtuguese CAmpaign for the safe USe of Antibiotics) visa sensibilizar a população para a utilização segura e adequada de antibióticos, para travar o problema das infeções por bactérias multirresistentes.
O lema da campanha é "Antibióticos é tudo ou nada, NÃO TOME POR TUDO E POR NADA”. Osantibióticos:
- Salvam vidas quando usados para tratar infeções graves, mas não têm qualquer utilidade para tratamento de infeções causadas por vírus, como gripes e constipações;
- São para tomar como o médico indicar, e nunca sem o médico receitar;
- As medidas individuais para prevenir infeções (como por exemplo a lavagem das mãos e a etiqueta respiratória) são muito importantes.
O que podemos todos fazer para PRESERVAR OS ANTIBIÓTICOS? - Usar os antibióticos apenas quando prescritos pelo seu médico – tem de haver uma razão e justificação fortes para o fazer.
- Cumprir o esquema de toma do antibiótico tal como o médico prescreveu, mesmo que os sintomas tenham diminuído. Caso contrário, o antibiótico pode matar apenas as bactérias mais vulneráveis, promovendo a resistência de outras.
- Não partilhar antibióticos com outras pessoas, nem usar as sobras de antibióticos que lhe foram prescritos anteriormente. Esses medicamentos podem não ser adequados para diferentes tipos de infeção.
- Não pressionar os médicos para a prescrição de antibióticos. Muitas vezes o tempo é o melhor remédio e o antibiótico não traz qualquer benefício.
- Cumprir as boas práticas de higiene para evitar a propagação de bactérias, através da higiene das mãos e da etiqueta respiratória, evitando assim infeções.
- Vacinar-se, cumprindo o calendário das vacinas recomendadas, medida fundamental para reduzir o risco de aquisição de infeções.
Pela saúde e segurança de todos, cumpra as recomendações da DGS!
|