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STCP COM CONTAS DE 2022 APROVADAS EM ASSEMBLEIA GERAL

2023.05.09

A STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto aprovou esta tarde, em Assembleia Geral, as contas individuais relativas ao ano de 2022

O Ano de 2022
O ano de 2022 é o segundo ano em que a propriedade da empresa passou do Estado para os seis municípios onde a STCP, E.I.M, S.A. opera: Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar e Valongo

No ano de 2022 foi mantida a trajetória de recuperação dos passageiros - a procura de passageiros no ano de 2022 representou 89% face a 2019 - encerrando-se o ano com cerca de 69 milhões de passageiros transportados, o que representa um crescimento de 35% face ao número de passageiros transportados no ano anterior.  O modo autocarro continuou a ser o principal responsável pelo aumento verificado, com cerca de 68 milhões de passageiros transportados, registando-se no modo carro elétrico um total de 565 mil passageiros o que representa um acréscimo de 315 mil passageiros face ao ano anterior. 
Foram percorridos cerca de 22,7 milhões de veículos km de serviço, um aumento de 1,9%, comparativamente com o ano anterior. A 31 de dezembro de 2022, o efetivo da STCP era de 1.334 trabalhadores, representando a redução de um trabalhador comparativamente com o ano de 2021. Face ao ano anterior, o efetivo médio aumentou em 8 elementos, atingindo os 1.321 trabalhadores.
A frota era a 31 de dezembro de 2022 constituída por 420 autocarros e 7 carros elétricos


Resultados 
Em 2022 os rendimentos foram de 69,3 milhões de euros, aumentando 8,1 milhões de euros relativamente a 2021:
  • a receita de transporte, de 45,2 milhões de euros, aumentou 11,8 milhões de euros fruto do crescimento da procura;
  • as compensações por obrigações de serviço público (OSP), no valor de cerca de 11,3 milhões de euros, diminuíram cerca de 5,7 milhões de euros;
  • os outros subsídios à exploração cresceram cerca de 1,7 milhões de euros, explicado pelas verbas extraordinárias de apoio ao combustível;
  • os outros rendimentos registaram um aumento de 361 mil euros.
Os gastos operacionais foram de 79,7 milhões de euros, aumentando cerca de 15,8 milhões de euros face a 2021:
  • os materiais consumidos e fornecimentos e serviços externos atingiram os 37,4 milhões de euros, um aumento de 13,9 milhões de euros, devido essencialmente ao acréscimo dos gastos com energia em 14 milhões de euros;
  • os gastos com pessoal foram cerca de 34,2 milhões de euros, aumentando 1,2 milhões de euros. Esta variação é justificada essencialmente pelo aumento salarial de 2%;
  • os outros gastos ascenderam a 518 mil euros, apresentando uma redução de 21 mil euros;
  • as amortizações, no montante de 7,6 milhões de euros, aumentaram cerca de 740 mil euros devido ao investimento em autocarros de 2021.
Decorrente do desempenho acima referido dos rendimentos e gastos, o EBITDA Recorrente 2022 foi negativo no montante de cerca de 2,7 milhões de euros, o que representou um agravamento de 6,9 milhões de euros relativamente a 2021.
O resultado não recorrente atingiu o valor positivo de 1,7 milhões de euros em 2022, destacando-se o aumento do justo valor dos ativos em propriedades de investimentos, de cerca de 1,8 milhões de euros. A variação face a 2021 foi positiva, no montante de 2 milhões de euros.
O resultado financeiro foi nulo no ano de 2022  . 
O resultado líquido foi positivo no montante de 84 mil euros, apresentando um valor idêntico a 2021. 
Em 2022, o valor do investimento realizado foi cerca de 2,8 milhões de euros. Destacam-se as obras de requalificação realizadas na Estação de Recolha da Via Norte, no montante de 1,6 milhões de euros e as obras de renovação do posto de abastecimento de gás de Francos, no montante 710 milhares de euros, representando 58% e 25% do investimento, respetivamente.

Perspetivas para 2023
Destaca-se a entrada em operação, no final do ano, de 48 autocarros standard elétricos, e a instalação de 24 carregadores duplos, cumprindo o objetivo de renovação e alargamento da frota, de forma a permitir a prestação de um serviço público mais eficiente, em termos ambientais e económicos, apoiando a transição para uma economia de baixas emissões de carbono.
Estão igualmente previstos outros investimentos relevantes, que permitirão aumentar a eficiência da operação, nomeadamente a requalificação do edifício da estação de recolha da Via Norte e os novos sistemas de bilhética e de apoio à exploração e informação ao público (SAEIP), bem como a requalificação do edifício da estação de recolha de Francos, a concluir em 2024.

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