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VALIDAR O CARTÃO BANCÁRIO CONTACTLESS PERMITE VIAJAR NA LINHA 500 DA STCP E NA LINHA VIOLETA DO METRO DO PORTO

2021.07.22

VALIDAR O CARTÃO BANCÁRIO CONTACTLESS PERMITE VIAJAR NA LINHA 500 DA STCP E NA LINHA VIOLETA DO METRO DO PORTO

O TIP - Transportes Intermodais do Porto, em conjunto com a VISA, introduziu os pagamentos contactless nos transportes públicos do Porto, num projeto-piloto que integra os autocarros de dois pisos da linha 500 da STCP e a Linha Violeta (E) do Metro do Porto (que serve o Aeroporto Internacional do Porto).

O projeto permite circular em circuitos-chave de ambos os operadores, com elevado peso turístico, simplificando todo o processo de acesso ao transporte público, sem necessidade de compra prévia ou conhecimento da tarifa Andante e das regras de circulação no sistema intermodal.

Para viajar, o passageiro apenas tem de aproximar o seu cartão bancário - ou a versão digital no telemóvel ou smartwatch - ao validador devidamente identificado com símbolo   e aguardar pela mensagem de confirmação.

À semelhança do que acontece no tarifário Andante, cada passageiro deverá possuir o seu próprio cartão, não sendo permitida a partilha do mesmo por vários clientes.

Por enquanto, na STCP, o novo serviço estará limitado aos autocarros de dois pisos (equipados com o validador específico), maioritariamente em serviço na linha 500, a linha de maior procura turística da empresa. A Metro do Porto aceita o cartão VISA contactless para validação na linha Violeta (E) – Aeroporto (Senhora da Hora, Casa da Música e Trindade) e nas estações do centro da cidade das linhas A, B, C, D e F (Bolhão, Campo 24 de Agosto e Campanhã, São Bento e Aliados).

Cada validação por esta via terá o custo de 2 €, podendo o cliente validar durante 1h15m, independentemente do número de transbordos, em qualquer uma das estações referidas ou nos autocarros de dois pisos. Se o cliente realizar 4 ou mais viagens num dia, aplica-se o tarifário mais vantajoso, sendo o limite máximo €7.00, equivalente a um título diário.

Um estudo realizado pela GFK para a VISA revela que os consumidores alteraram drasticamente o seu comportamento no que diz respeito aos pagamentos digitais. As medidas de distanciamento social e as preocupações com a saúde levaram à redução dos pagamentos em numerário, registando-se uma propensão generalizada para os pagamentos touch free.

Com este teste piloto espera-se promover uma acessibilidade generalizada, alavancar melhorias no serviço e melhorar a experiência dos nossos clientes.

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