PRR II
Designação do Projeto
A STCP no rumo da descarbonização
Investimento
O valor total do investimento do projeto é de 15.687.053,85 €, com o financiamento do PRR, a título não reembolsável no montante de 9.540.053,85 €.
Objetivo
Esta operação tem por objetivo dar continuidade à renovação da frota da STCP, através da aquisição de 30 autocarros standard e 8 autocarros midi, todos movidos a eletricidade, e respetivos postos de carregamento.
Descrição da operação
Objetivos e justificação da operação
A operação tem como objetivo geral dar continuidade à renovação da frota da STCP, o que lhe irá permitir prestar um serviço público mais eficiente, em termos ambientais e económicos, apoiando a transição para uma economia com baixas emissões de carbono.
Esta operação irá também permitir que a STCP contribua para que Portugal consiga atingir as metas a que se propôs, em termos de eficiência energética. As metas definidas no Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 para o setor dos transportes, sendo este um dos emissores principais, são muito ambiciosas, impondo, até 2050, uma redução das emissões de 98% em relação a 2005 e a incorporação entre 94% e 96% de energias renováveis nos seus consumos.
Esta operação contribui de forma significativa para a redução das emissões e para o aumento da percentagem de energia proveniente de fontes renováveis utilizada nos transportes.
A operação apresenta os seguintes objetivos específicos:
- Adquirir 30 novos veículos de tipologia standard de 12 metros, da categoria europeia M3, classe I, movidos a eletricidade, mais eficientes em termos energéticos, em termos económicos e sem emissões de poluentes, permitindo reforçar a frota e retirar de circulação veículos em fim de vida, que não reúnem as condições mais adequadas para prestar o serviço público a que a STCP está obrigada;
- Adquirir 8 novos veículos de tipologia MIDI, com um máximo de 9 metros de comprimento, da categoria europeia M3, classe I, movidos a eletricidade, mais eficientes em termos energéticos, em termos económicos e sem emissões de poluentes, permitindo retirar de circulação veículos em fim de vida, que não reúnem as condições mais adequadas para prestar o serviço público a que a STCP está obrigada;
- Instalar postos de carregamento adequados para os referidos veículos;
- Divulgar a operação, sensibilizando os utilizadores e o público em geral para os benefícios da utilização de transportes públicos coletivos em meio urbano, em particular os veículos mais limpos (i.e. com menores emissões de poluentes e menor consumo energético).