Elétrico de Natal celebra encontros e tradições à volta da mesa
O conceito desta edição nasce do diálogo entre o Museu do Carro Eléctrico e a comunidade, inspirado pelas mudanças que a futura Ponte Ferreirinha trará ao território de Massarelos. Dessas conversas e reflexões, surgiu o mote para o tema de 2025, ‘À volta da mesa’, símbolo do lugar onde quem se encontra, tal como numa ponte, partilha, sonha e cria.
Desenvolvido em colaboração com a artista holandesa Eva Halfers, o conceito artístico envolveu moradores, visitantes e a equipa do Museu, transformando o elétrico numa representação visual das mesas e memórias que dão vida às casas portuguesas, e que irá percorrer os carris da cidade até início do próximo ano.
Programação especial a bordo
Para celebrar a época festiva, o Museu preparou várias atividades que irão decorrer no interior do elétrico:
Boleia do Pai Natal
Com o apoio da Ágora – Cultura e Desporto do Município do Porto, o elétrico vai dar boleia ao Pai Natal acompanhado por quatro músicos, entre a paragem dos Clérigos e Cordoaria.
Datas: 6 a 8, 13 e 14, 20 e 21, e 23 de dezembro
Horário: viagem das 14h45, na linha 18.
Construir Desejos
Durante o mês de dezembro, os passageiros vão encontrar postais com ilustrações da artista Eva Halfers, nos quais poderão escrever e deixar um desejo. A atividade será dinamizada a bordo pelo Serviço Educativo do Museu.
Datas: 3, 4, 9, 10, 15, 16 e 17 de dezembro
Horário: viagens entre as 15h00 e as 18h00, na linha 1.
Um Passageiro Especial
Um convidado surpresa irá partilhar a bordo um teatro animado que desafia o público a imaginar um pedido insólito que chega ao Pai Natal.
Datas: 2, 22 e 23, 29 e 30 de dezembro, e 6 de janeiro, na linha 1. No dia 28 de dezembro, na linha 18.
Horário: viagens entre as 15h00 e as 18h00.