Saltar para o conteúdo
27 novembro 2025

Elétrico de Natal celebra encontros e tradições à volta da mesa

O Elétrico de Natal regressa ao Porto a partir de 3 de dezembro, voltando a trazer a luz, a partilha e as tradições vividas à mesa até às ruas da cidade. O veículo histórico vai circular na linha 1 (Infante – Passeio Alegre), nos dias úteis, e na linha 18 (Clérigos – Passeio Alegre), aos fins de semana, até 6 de janeiro de 2026.

 
elétrico de natal
O Elétrico de Natal regressa ao Porto a partir de 3 de dezembro, voltando a trazer a luz, a partilha e as tradições vividas à mesa até às ruas da cidade. O veículo histórico vai circular na linha 1 (Infante – Passeio Alegre), nos dias úteis, e na linha 18 (Clérigos – Passeio Alegre), aos fins de semana, até 6 de janeiro de 2026.

 

O conceito desta edição nasce do diálogo entre o Museu do Carro Eléctrico e a comunidade, inspirado pelas mudanças que a futura Ponte Ferreirinha trará ao território de Massarelos. Dessas conversas e reflexões, surgiu o mote para o tema de 2025, ‘À volta da mesa’, símbolo do lugar onde quem se encontra, tal como numa ponte, partilha, sonha e cria.

Desenvolvido em colaboração com a artista holandesa Eva Halfers, o conceito artístico envolveu moradores, visitantes e a equipa do Museu, transformando o elétrico numa representação visual das mesas e memórias que dão vida às casas portuguesas, e que irá percorrer os carris da cidade até início do próximo ano.

Programação especial a bordo

Para celebrar a época festiva, o Museu preparou várias atividades que irão decorrer no interior do elétrico:

Boleia do Pai Natal

Com o apoio da Ágora – Cultura e Desporto do Município do Porto, o elétrico vai dar boleia ao Pai Natal acompanhado por quatro músicos, entre a paragem dos Clérigos e Cordoaria.

Datas: 6 a 8, 13 e 14, 20 e 21, e 23 de dezembro
Horário: viagem das 14h45, na linha 18.

Construir Desejos

Durante o mês de dezembro, os passageiros vão encontrar postais com ilustrações da artista Eva Halfers, nos quais poderão escrever e deixar um desejo. A atividade será dinamizada a bordo pelo Serviço Educativo do Museu.

Datas: 3, 4, 9, 10, 15, 16 e 17 de dezembro
Horário: viagens entre as 15h00 e as 18h00, na linha 1.

Um Passageiro Especial

Um convidado surpresa irá partilhar a bordo um teatro animado que desafia o público a imaginar um pedido insólito que chega ao Pai Natal.

Datas: 2, 22 e 23, 29 e 30 de dezembro, e 6 de janeiro, na linha 1. No dia 28 de dezembro, na linha 18.
Horário: viagens entre as 15h00 e as 18h00.