28 agosto 2025

STCP aumenta oferta de horários em setembro


A partir de segunda-feira, dia 1 de setembro, vigora horário "férias escolares/verão". A 8 de setembro regressa horário "normal".
autocarro

A partir de segunda-feira, dia 1 de setembro, vigora horário "férias escolares/verão". A 8 de setembro regressa horário "normal".

Com o aproximar do fim das férias de verão e o regresso às rotinas, a STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto ajusta a operação a partir do início do próximo mês. Esta mudança marca o começo do novo ano letivo e vem ajustar a oferta de transporte público em função do aumento de procura previsto para as próximas semanas.

A partir do dia 1 de setembro, entra em vigor o horário “férias escolares/verão”, que significa um aumento de frequência em diversas linhas de autocarro em relação aos horários aplicados em agosto.

Na semana seguinte, a partir de 8 de setembro, a operação STCP assume o horário “normal”, com a maioria das linhas a ser reforçada em termos de frequência, nomeadamente nos horários aproximados da abertura e encerramento dos estabelecimentos de ensino.

A par deste ajuste na operação, com a entrada em vigor do horário "normal”, terminam os reforços das linhas de acesso às praias, nomeadamente:

    Linha 200 (Bolhão–Pç. Cidade Salvador): o término regressa ao Castelo do Queijo;
    Linha 203 (Marquês–Pç. Cidade Salvador): o término regressa ao Castelo do Queijo;
    As linhas 205 (Campanhã-Castelo Queijo) e 906 (Trindade-Madalena) terminam o reforço de viagens aos sábados e domingos.
    A Linha ZF (Francelos–Valadares estação) volta a circular exclusivamente aos dias úteis.

Horários

Todos os horários das linhas STCP encontram-se disponíveis para consulta nas paragens, no website da STCP ou através da Linha Azul STCP (linhaazul@stcp.pt / 226 158 158). Aconselha-se sempre a consulta dos horários em tempo real das linhas STCP:
    Site STCP em: https://bit.ly/STCP-Horarios;
    Leitura do QR Code indicado no horário afixado na paragem;
    Site explore.porto.pt;
    Pode ser também usado o serviço SMSBUS (custo 0,25 cêntimos): enviar mensagem com o código da paragem para o número 68998.

Títulos de Transporte válidos
    Passe Andante ou Viagens ocasionais que incluam as zonas a utilizar;
    Tarifa de Bilhete de Bordo (2,50€): adquirido à entrada dos autocarros, válido para uma viagem na STCP.

Meios de Pagamento
    MBway – o pagamento é realizado através da leitura do QR Code disponível no interior da viatura.
    Basta selecionar a opção Pagamento, confirmar o valor e apresentar o comprovativo ao motorista.
    Nos autocarros de dois pisos da linha 500 o pagamento da tarifa de bilhete de bordo também pode ser feito com VISA.
    App Anda.