30 julho 2025

STCP lança concurso público internacional para aquisição de 50 autocarros articulados

Investimento de 25,8 milhões de euros
 
concurso
Investimento de 25,8 milhões de euros
 

No âmbito do plano de renovação da frota e da política de descarbonização em curso, e com o objetivo de eliminar os autocarros com motor a combustão e substituir autocarros a Gás Natural cujos reservatórios se aproximam do limite de vida útil, a STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto) lançou, esta quarta-feira, dia 30 de julho, um concurso público internacional para a aquisição de 50 autocarros articulados, com a possibilidade de aquisição adicional de mais 10 veículos em opção.

O investimento de 25,8 milhões de euros (25.800.000,00) permitirá à maior operadora rodoviária da Área Metropolitana do Porto substituir os atuais 49 autocarros articulados atuais (20 a diesel e 29 a Gás Natural Comprimido), prosseguindo a renovação da frota e garantindo uma prestação de serviço público mais eficiente do ponto de vista ambiental e económico.

Atualmente, a frota da STCP é composta por 444 autocarros, dos quais 75% (332 veículos) utilizam gás natural comprimido (30% dos quais já abastecidos com biometano), 15% (68 veículos) são elétricos e 10% (44 veículos) a diesel.  A visão da empresa é clara: eliminar completamente os veículos a diesel até 2027 e, em 2028, alcançar uma frota composta por 60% de veículos a gás natural e 40% elétricos.

Para a presidente do Conselho de Administração da STCP, Cristina Pimentel, "este investimento representa mais um passo firme na estratégia de descarbonização da STCP e no compromisso com uma mobilidade mais sustentável para a Área Metropolitana do Porto. Ao renovar a nossa frota com veículos energeticamente mais eficientes, estamos a garantir um serviço público com menores emissões, mais fiável e alinhado com os desafios ambientais do presente e do futuro".

A chegada dos novos 50 autocarros articulados a gás natural está prevista para o final de 2026 e primeiro trimestre de 2027. Após a entrega do último veículo, a STCP terá um prazo de um ano para decidir sobre a aquisição adicional dos 10 autocarros opcionais, nas mesmas condições contratuais. 

Os anúncios dos procedimentos foram publicados no Jornal Oficial da União Europeia, no Diário da República seguindo-se a publicação na Plataforma Vortal. 

CONCURSO PÚBLICO INTERNACIONAL PARA O FORNECIMENTO DE AUTOCARROS ARTICULADOS GNV PARA TRANSPORTE URBANO DE PASSAGEIROS
Data: 30 de julho de 2025
Preço base do procedimento de 25.800.000,00 euros
As propostas devem ser apresentadas diretamente na plataforma eletrónica até ao prazo e horário limite aí fixado para o efeito, que não pode ser inferior a 30 dias a contar da data do envio do anúncio ao Serviço das Publicações Oficiais da União Europeia.

Anúncio de procedimento n.º 20518/2025